Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

TUDO SOBRE AS ESPINHAS




      Um problema que afeta pessoas de todas as idades, aparecendo com bastante frequência nos adolescentes. Algumas pessoas têm a grande sorte de passar toda sua adolescência sem ter uma única espinha. Mas se você não é um desses premiados, existem algumas formas de prevenir e acabar com as espinhas.

      Pra começo de conversa, o ideal seria você procurar um dermatologista, para avaliação e indicação do melhor tratamento, cremes, sabonetes para o seu tipo de pele. Em casos específicos o dermatologista  poderá receitar cremes manipulados especificamente para o seu tipo de pele.

      Um fator bem importante para você tratar de forma correta suas espinhas é saber o que faz com que elas apareçam. Em algumas pessoas as espinhas surgem por problemas hormonais, mas elas também surgem por alguma bactéria ou acúmulo de sujeira na sua pele. 

- 15 Maneiras para se prevenir espinhas:


  1. Nunca esqueça de remover a maquiagem, por menos que você use. Os produtos entopem os poros e podem gerar espinhas;
  2. O removedor de maquiagem acabou? Então passe no rosto um algodão com um pouco de hidratante para peles oleosas. Depois, lave com sabonete neutro para tirar o excesso de oleosidade do creme.
  3. Evite espremer uma espinha, a qualquer custo. Saia da frente do espelho, respire fundo, mas tire a mão daí. A espinha some, mas a cicatriz permanece. Em vez de ficar mexendo, aplique um produto secativo, para acelerar a maturação.
  4. Tome cuidado com a limpeza de pele. Apesar de ajudar muito, a limpeza de pele não deverá ser feita quando as espinhas estiverem no auge da inflamação, quando cutucá-las pode piorar ainda mais a situação.
  5. Se você já não aguenta mais e resolveu espremer, pelo menos faça direito: Quando a espinha estiver bem amarelada, fure-a com uma agulha descartável. Depois molhe um algodão com água morna e coloque em cima. Então, enrole os dedos em uma gaze e pressione de baixo para cima, com os dedos afastados da região machucada. Por fim, use um contonete com álcool para desinfetar. Use uma agulha descartável para cada espinha e, depois jogue fora.
  6. Tenha cuidado com as espinhas internas. Aquelas espinhas que ficam embaixo da pele, sem estourar e doendo muito, não devem ser manipuladas de jeito nenhum, podem virar uma inflamação brava.
  7. Tire o cabelo da rosto. Quando você usa franja ou vive com o cabelo caindo no rosto, a oleosidade do couro cabeludo se transfere para a pele, que fica mais sujeita às espinhas.
  8. As vitaminas regulam a oleosidade da pele. As melhores são as do complexo B, presentes nas carnes magras. Mas não precisa tomar suplementos: doses altas demais causam o efeito inverso, ou seja, o aparecimento de espinhas.
  9. Capriche, no consumo de verduras de cor verde-escura Brócolis e espinafre são ideais! Elas são ricas em vitamina A, que reduz a produção de sebo.
  10. Uma espinha horrorosa apareceu bem no dia que você ia sair com aquele cara gato? Para disfarçá-la, faça uma compressa envolvendo o gelo num pano limpo. Isso alivia a vermelhidão, Depois, é só dar uma disfarçada com um corretivo.
  11. Compressas de camomila também são ótimas para acne. Elas têm efeito antiinflamatório e melhoram o aspecto das espinhas.
  12. Antes de dormir, passe um pouco de própolis com um algodão sobre os pontos de acne. Tem que ser à noite, pois sobe o sol ele pode manchar a pele.
  13. Pele oleosa tem baixa resistência. Tudo pode infectá-la, e daí já viu: espinhas. Antes de tocar o rosto, certifique-se que suas mãos estejam bem limpas.
  14. Fuja do Sol. A primeira impressão é que a pele fica sequinha. Mas o sol estimula a produção de sebo e bastam duas semanas para uma pele gordurosa e cheia de espinhas aparecer.
  15. Evite fast-food. O alto teor de sal e iodo tem ação irritante na pele, podendo desencadear ou piorar a acne.
- Sabonetes para espinhas:

      
      O sabonete Asepxia tem sido muito utilizado por pessoas do mundo todo para o tratamento de espinhas. Hoje em dia já existem muitos depoimentos de pessoas que alegam que tiveram ótimos resultados com o sabonete Asepxia para espinhas. Ele não apenas ajuda no tratamento de espinhas, mas também ajuda a diminuir a oleosidade e manter a pele hidratada.


      Um ótimo sabonete para que tem acne, espinhas e pele oleosa. O sabonete Dermax contem em sua composição ácido salicílico e enxofre, excelentes substâncias para o combate a acne, espinhas e cravos.

      O sabonete Anti-Acne Pure Zone, além de deixar sua pele mais limpa, também promete deixar uma ótima maciez e dar um basta na oleosidade. Com uma fragrância muito gostosa e suave. Se você está a procura de um bom sabonete para espinhas faça o teste com o Anti-Acne Pure Zone.

- Tratamentos:


  • Esfoliação da Pele:
      A esfoliação da pele pode ser feita tanto de maneira mecânica quanto através de substâncias químicas como o peróxido de benzoíla e ácido salicílico. Elas atuam prevenindo o acúmulo de células mortas e também ajudam na desobstrução de poros afetados. Dentre os tratamentos tópicos, o peróxido de benzóila e o ácido salicílico são as medicações mais eficientes. No entanto, o uso deles não pode ser exagerado, correndo o risco de trazer mais oleosidade ainda à pele. A esfoliação também pode prejudicar o tratamento, aumentando as espinhas em até 20%.

  • Reposição de Minerais:
      Estudos desenvolvidos na Suíça revelaram que uma grande quantidade dos indivíduos que apresentam manifestação de acne também apresentam deficiências na concentração de determinados minerais no organismo. Nestes casos a simples ingestão diária de água mineral com maior teor de cloretos, acima de 8 mg por litro permitiu a redução no surgimento da acne.

  • Antibióticos Tópicos e Orais: 
      A aplicação de antibióticos na região afetada, utilizando-se cremes e loções a base de eritromicina e ácido fusídico pode ser bastante eficaz. Eles atuam matando as bactérias - notadamente, P. acnes - que se alojam no orifício do folículo piloso. Há também antibióticos orais, que são utilizados em casos mais graves e têm efeito melhor.

      O uso de antibióticos tem se tornado menos eficiente na medida em que bactérias P. acnes resistentes têm se tornado mais comuns. A acne geralmente irá aparecer em alguns dias após o fim do tratamento tópico e algumas semanas após o tratamento oral.

  • Tratamento Hormonal:
      Nas mulheres, é possível a aplicação de tratamento hormonal, que consiste na ingestão de contraceptivos orais (hormônios femininos) que neutralizam os efeitos de excessos de hormônios masculinos. Homem também tem controlador hormonal. Existe preconceito relativamente a esse fato.

  • Retinóides Tópicos:
      Os retinóides tópicos são mais eficientes que as esfoliações e os antibióticos sozinhos. Os retinóides agem na normalização do ciclo de vida das células do folículo, dissolvendo e prevenindo a formação de cravos. O ácido retinóico, principalmente quando combinado com a eritromicina, costuma ser bastante eficas para o tratamento da acne. O adapaleno, que tem menores efeitos colaterais, costuma trazer melhores resultados. Estão relacionados à vitamina A (retinóide significa semelhante ao retinol - que é justamente o nome químico da vitamina A).

  • Retinóides Orais: 
      Consiste na ingestão diária de retinóides como a isostretinoína durante um período de 6 a 8 meses. A isotretinoína tem se mostrado muito eficiente; no entanto, pode causar efeitos colaterais perigosos. Por isto, só deve ser utilizada no tratamento da acne severa ou muito resistente.

      O tratamento requer um acompanhamento médico bem próximo de um dermatologista devido justamente aos efeitos colaterais (os quais podem ser graves). Os efeitos colaterais mais comuns são a desidratação da pele e sangramento nasais (consequentes da desidratação da mucosa nasal). Há relatos de que a substância possa prejudicar o fígado dos pacientes. Por esse motivo, é fundamental que os pacientes façam exames de sangue antes durante o tratamento. Existem alguns relatos que comprovam que a droga pode gerar depressão. A droga também pode causar graves defeitos em fetos se as mulheres se submeterem ao tratamento antes ou durante a gravidez como essa razão o tratamento das mulheres é acompanhado por métodos contraceptivos ou abstinência sexual.

  • Agentes Básicos:
      Algumas soluções inorgânicas de caráter básico, como o bicarboneto de sódio (NahCO3) têm se mostrado eficazes no controle da oleosidade da pele em aplicações tópicas seguidas. Como o sebo nada mais é que um conjunto de ácidos gordos, estas substâncias aplicadas agem na neutralização destes ácidos, formando sais orgânicos que não servem de alimento para as bactérias e não têm aspecto oleoso.

  • Plantas Medicinais:
      Algumas plantas medicinais têm mostrado eficácia contra acne. Dentre ela, a bardana, o óleo de prímula, o óleo de argânia e o agrião podem ser usados no combate a cravos e espinhas e normalmente são administrados como cápsulas ou cremes. A tanchagem pode ser usada para fazer compressas e aplicada sobre as lesões. A vulnerária, ou trevo-da-areia, é aplicada para amenizar as cicatrizes deixadas pela acne. Outros usos da vulnerária são para lavar feridas e úlceras de difícil cicatrização. Outra planta em estudo que tem se mostrado eficaz é o chá verde, aplicado topicamente.

  • Clareamento:
      A acne pode levar o rosto a ter cicatrizes, principalmente quando as espinhas são espremidas, pode-se tratar essas cicatrizes com várias técnicas como dermoabrasão (lixamento cirúrgico), preenchimento cutâneo, luz intensa pulsátil e peeling médio ou profundo com laser ou com ácidos como o retinóico, tricloroacético e fenol, dependendo do grau de cicatriz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário