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quinta-feira, 31 de outubro de 2013

NOVA STRADA 2014




      Principal divisor de águas na briga pela liderança de mercado contra a Volkswagen, a Strada acaba de ser lançada oficialmente com a linha 2014 com novidades: traseira, maior capacidade de carga, leve reestilização na dianteira da versão Working e terceira porta para carroceria cabine dupla. Em 2013, garantidamente a picape Fiat não perde a ponta do segmento. Será que algum concorrente poderá ameaçá-la em 2014?

      A nova traseira e a terceira porta foram anunciadas pela marca italiana há mais de um mês. Logo, apenas a dianteira da versão Working e os novos volumes da caçamba são novidades de verdade.

      A nova frente deixou a Strada de entrada com um aspecto mais parrudo, características bem-vinda para um veículo desse segmento. As alterações ficaram em sintonia com as novas laterais e traseira da picape, tornando o conjunto mais moderno. As versões Trekking e Adventure também se beneficiaram com a evolução lateral e da parte de trás.

      A mudança traseira também foi boa para a capacidade de carga. Com os 8 cm a mais de altura da caçamba, a Strada Working Cabine simples ganhou 120 litros de volume (total: 1.100 l e 705 kg total), enquanto a Cabine Estendida ganhou mais 110 litros de capacidade (800 l e 685 kg total) e a Cabine Dupla foi benefeciada com mais 100 litros no seu volume (580 l e 650 kg total).

      A Fiat Strada continua disponível em três versões de acabamento, com três opções de motor, cabine e duas ofertas de câmbio. A Working (cabine simples, estendida e dupla) conta com o propulsor 1.4 Fire (não é o EVO), que desenvolve 85 cv de potência e 12,4 mkgf de torque com gasolina e 86 cv e 12,5 mkgf com etanol.

      A Strada Trekking (cabine dupla) tem motor 1.6 16V E.TorQ que desenvolve 115 cv e 16,2 mkgf com gasolina e 117 cv e 16,8 mkgf com etanol. A versão topo de linha, Adventure (cabines estendida e dupla), conta com transmissão manual ou manual automatizada Dualogic Plus, sempre com motorização 1.8 16V E.TorQ, que gera 130 cv de potência e 18,4 mkgf de torque com o combustível fóssil e 132 cv e 18,9 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.

      A versão Working 1.4 vem equipada, de série, com computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), conta-giros, Fiat Code 2ª geração, Follow me home; airbag duplo frontal; freios com ABS e EBD; protetor de caçamba, chave desmodrômica, retrovisores externos com comando interno mecânico; rodas de aço estampado 5.5 x 14'' com pneus 175/70 R14; tampa da caçamba removível e com chave, tomada 12V, entre outros itens.

      Além do motor 1.6, a versão Trekking Cabine Dupla vem com os equipamentos da Working com a adição de abertura elétrica bocal de abastecimento, alças de segurança lados motorista e passageiro; brake light; calotas integrais; ar-condicionador (+para-brisas degradê); cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura; direção hidráulica, faróis de neblina, janela traseira corrediça, My Car Fiat (personaliza várias funçoes do carro), travas elétricas (travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas e luz interna com temporizador), vidros elétricos com one touch e antiesmagamento e volante com regulagem de altura, entre outros. Entre os opcionais, destaque para o bloqueio eletrônico de diferencial Locker, antes exclusivo do acabamento Adventure 1.8.

      A versão Adventure tem os itens da Trekking, além de banco do motorista com regulagem de altura; bússola e inclinômetros longitudinal e transversal; chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas; computador de bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B); retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, rodas de liga leve 5.5 x 16'' + pneus de uso misto; entre outros.

      A expectativa da Fiat em relação à nova Strada 3 portas é otimista: a opção deverá ser responsável por metade das vendas. Na sequência, a cabine simples representará 30% do mix e a estendida, 20%.

      Sem dúvida, com muitas versões e possibilidades (três opções de motor e cabine e duas de câmbio), a picape Strada consegue concorrer de maneira igual ou superior com todos os concorrentes diretos. Vejam abaixo as vendas 2013 de acordo com a Fenabrave:

1º Fiat Strada - 95.777 unidades
2º Volkswagen Saveiro - 53.585 unidades
3º Chevrolet Montana - 34.559 unidades
4º Ford Courier - 3.040 unidades
5º Peugeot Hoggar - 566 unidades

      O domínio da Strada é notável e, mais uma vez, a picape será a líder do segmento em 2013. De janeiro a setembro desse ano, conforme números acima, a picape da Fiat vendeu mais do que as quatro concorrentes somadas - líder absoluta!

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