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terça-feira, 9 de outubro de 2012

DISCOVERY CHANNEL DERRUBA UM BOEING 727




      A Discovery Channel derrubou um Boeing 727 no meio do deserto do México para a realização de um documentário que visa entender o motivo pelos quais alguns passageiros sobrevivem a desastres aéreos, enquanto outros não têm a mesma sorte.
       O acidente controlado demorou 4 anos para ser planejado e contou com a participação de inúmeros especialistas para avaliar os dados obtidos através de 38 câmeras especiais instaladas por toda a cabine, além de mais de US$ 500 mil em bonecos para testes de acidentes e inúmeros sensores espalhados pelo interior da aeronave.



      Conforme você pode ver nas imagens acima, divulgadas pela ACB News, o avião atinge o solo de "nariz", tendo a cabine de comando completamente arrancada durante o impacto. Segundo avaliações feitas pelos especialistas, nenhum dos ocupantes da cabine nem os passageiros ocupando as poltronas até a fileira 7 sobreviveriam à queda, já que a força da gravidade entre as fileiras 6 a 8 seria de 12g. Más notícias para o pessoal da primeira classe!
      As forças de impacto foram diminuindo em direção à traseira do avião, com passageiros sobreviventes mais ao fundo, onde, por razões óbvias, a caixa preta normalmente é guardada. Já as análises dos bonecos de teste revelaram que adotar a posição de impacto - aquela na qual você posiciona a sua cabeça o mais próximo possível da superfície contra a qual provavelmente vai se chocar - realmente pode salvar a vida de muitos passageiros.
      Como apontou Paul Marks, do site New Scientist, apesar do incrível espetáculo, o acidente como o Boeing 727 é bem pouco relevante para a obtenção de dados válidos se considerarmos que esses aviões foram projetados nos anos 60 e construídos com materiais pouco representativos em relação a grande parte das aeronaves em uso hoje em dia.
 
 

      Além disso, ao contrário da maioria dos modelos atuais, que apresentam os motores instalados na região das asas, o velho avião derrubado pela Discovery conta com o seu motor posicionado na parte transeira, localização comprovadamente pouco segura para esses equipamentos.
      Outra diferença se dá em relação à própria fuselagem, já que as aeronaves atuais vêm, cada vez mais, adotando designs carregados de materiais mais leves e que provocam menos ferimentos e danos - como as fibras de carbono e de vidro - e de outros que retardam a propagação de incêndios, por exemplo.
      De qualquer forma, segundo Marks, o teste realizado pela Discovery serviu para apontar o óbvio: acidentes controlados são necessários para se estudar o comportamento dos materiais que compõem as aeronaves atuais, já que os engenheiros de hoje são obrigados a confiar unicamente em simulações e cálculos realizados em laboratório.

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