Páginas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

VOCÊ SABE O QUE É CAVIAR?



      Acho que todos já escutaram a música do cantor Zeca Pagodinho, mas realmente você sabe o que é caviar? O caviar é uma iguaria de luxo, consumido por pessoas de alto nível. A maioria das pessoas, nunca provaram e nunca provarão esse prato, pois ele custa entre 6 e 12 mil Euros o quilo (entre 15750 e 31500 Reais) é mole?
 
      Bem pode ser por aí alguém dizer que já comeu caviar, eu particularmente já comi e de graça, porém foi a ova de outro peixe, mas meu amigo o verdadeiro nunca. O verdadeiro caviar é um produto extremamente raro e caro.
 
      O caviar trata-se da ova do peixe Esturjão, esse peixe é proveniente da Rússia ou do Irã, retiradas do Mar Cáspio e seus afluentes. O Esturjão é um peixe muito grande e chegam a atingir mais de 1.000 kg, os esturjões já foram considerados os maiores peixes, e, algumas espécies podem atingir cerca de 100 anos. Segundo a Wikipédia o Esturjão é o segundo maior peixe depois da Baleia, tremendo engano, a baleia não é um peixe e trata-se de um mamífero que fique bem claro (baleia é um mamífero e esturjão é um peixe).
 
 
      As ovas são retiradas do ventre das fêmeas, são lavadas e posta em salmoura, após isto são acondicionadas em caixas metálicas. Em seguida são estocadas por um ou dois meses, até que atinjam o grau de maturidade ideal.
 
      Praticamente existe três tipos de ovas:
 
* Beluga: É o mais raro e caro. Produzido pelos maiores peixes, que pesam entre 600 kg e 800 kg. Os grãos são cinza escuro, firmes e bem separados. São maiores e também os mais frágeis.
 
* Osetra: Com ovas menores e um paladar mais suave. Seus grãos são pequenos e regulares. Sua cor varia de um amarelo quase que dourado a um marrom meio acinzentado. Para algumas pessoas é o melhor sabor.
 
* Servuga: Produzido por pequenos Esturjões e suas ovas pequeninas variam da cor cinza ao preto. Com sabor forte é o de menor valor de todos.
 
      A iguaria não deve ser comida com colheres de metal, preferencialmente come-se em colheres de madrepérola, caso contrário o gosto pode ser afetado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário