A Coca-Cola convidou um grupo de blogueiros para conhecer sua "fábrica verde" (chamada assim porque está em processo de obtenção da certificação LEED, Leadership in Energy and Environmental Design, fornecida pelo Green Building Council Brasil) localizada em Maceió, Alagoas. Também puderam esclarecer dúvidas diretamente com Marco Simões, VP de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.
A Coca-Cola, por ser líder de mercado e uma das maiores corporações do mundo, é alvo natural de críticas e boatos sobre seus produtos. Ciente disso, investe fortemente em tecnologias capazes de tornar o processo de fabricação e envasamento de garrafas o mais automatizado possível. Afinal de contas, uma empresa desse porte obrigatoriamente precisa trabalhar com margem zero de erros, a fim de garantir a qualidade de seus produtos. Os relatos de Guilherme Nunes e Leonardo Borges detalham minuciosamente o processo de produção de refrigerantes em Maceió, e o vídeo produzido por Iberê Thenório, do Manual do Mundo, que também esteve em uma fábrica, ajudam a esclarecer dúvidas sobre o padrão de qualidade da empresa.
É lógico que você pode (e deve) contestar quaisquer informações que lê, ouve ou vê por aí. Por isso recomendo a qualquer um que aproveite a ocasião para ligar para o número 0800-021-2121, a fim de agendar uma visita, ver com seus próprios olhos uma fábrica da Coca-Cola e tirar dúvidas com os funcionários que estiverem no local. Só assim creio que o nível de debates sobre o assunto poderá sair do estágio das piadinhas repetitivas com roedores ou ofensas de gente que, em vez de buscar maiores esclarecimentos, se limitará a dizer que uma opinião x ou y foi comprada pela Coca, Pepsi, Dolly, Ambev ou Record. Afinal, embora a internet por vezes se pareça com um grupo de alunos da 5ª série fazendo arruaças dentro da sala, ainda penso que é possível discutir de modo civilizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário