Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

SONHOS SEGUNDO FREUD




      Hoje acordei e me deparei com uma situação inusitada. Minha companheira afirmava que estava tendo muitos sonhos comigo. E pra piorar ainda mais, sonhos de traições. Como sou totalmente descrente de horóscopos e coisas místicas... Resolvi pesquisar um pouco a parte científica da coisa.


      Vamos começar por nada mais, nada menos que Freud. Freud foi um dos grandes pesquisadores a respeito dos sonhos e explicou um conceito bastante importante: quando a pessoa dorme sua mente subconsciente desperta. E quando acordamos, a nossa mente consciente também acorda e  a subconsciente adormece. Freud também concluiu que durante o sonho todos os nossos desejos frustados, emoções, pensamentos que não foram liberados durante o dia são libertados por nossa mente inconsciente. Isso são os nossos sonhos segundo Freud.


      O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido. 


      Os sonhos são cargas emocionais armazenadas no inconsciente, que projetam imagens e sons, e de acordo com Freud como sabemos que os objetos nos sonhos são derivados de cargas emocionais, podemos através deles chegar a raiz ou seja as emoções que geraram essa imagem ou som. Sendo estudados corretamente pode-se descrever, ou melhor, conhecer o momento psicológico do indivíduo. Fazendo uma analogia, poderíamos pensar numa espécie de "fotografia" do inconsciente naquele momento. Por isso, o sonho sempre demostra aspectos da vida emocional. Nos sonhos sua linguagem são o que Freud denomina de símbolos. Para entender seus variados conteúdos, temos que reconhecer o que os símbolos representam nesse sonho. 


      A simbologia dos sonhos não só está dada pelo contato que o criador do sonho teve com o objeto mas também com o caráter, ou seja, a forma que ele relaciona sentimentalmente esse objeto a coisas de sua vida, um exemplo prático o mar pode apresentar distintas simbologias (que são importantes para a interpretação dos sonhos) variando de pessoa a pessoa (inclusive a época) para alguns o mar pode significar destruição (o mar destruindo estruturas deixadas na praia) mas para outros invasão (a água avançando e invadindo território) de acordo com Freud o que a pessoa sente quanto a esse objeto ou essa situação é fundamental para interpretação de sonho. 


- Sonho Com Traição Amorosa:


      Se você está tendo este tipo de sonho, pode ser que a explicação para isto seja que a imagem da traição ou de alguma ameaça ao seu relacionamento lhe cause medo e ansiedade.

      Nos sonhos, a traição geralmente indica insegurança por parte do sonhador e pode ter diversos significados, como a suspeita ou o desejo de terminar a atual relação e começar um novo romance. Mas há outras interpretações que dependem da maneira como a traição se apresenta no sonho.

      Sonhar com traição pode acontecer com mais frequência se o sonhador ainda não sente plena confiança em seu amor ou se estiver com a intuição de alguém esta próximo de mais de seu amado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário